Portaria do Ministério da Agricultura amplia opções de sementes para garantir mais segurança financeira aos produtores do estado
O governo federal incluiu o Acre na lista de estados que passam a contar com uma nova variedade de milho, autorizada para plantio dentro do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (9/12), por meio da Portaria nº 456 da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O texto oficial reconhece a semente MG586VIP3, da empresa chinesa LongPing High-Tech, como indicada para o estado na colheira referente a 2025/2026. A autorização vale tanto para a segunda safra quanto para o sistema consorciado com braquiária, que é uma prática que combina o cereal com pastagem usada na pecuária.
Na prática, a medida significa que produtores acreanos que optarem por essa variedade terão respaldo técnico do governo federal, já que o Zarc funciona como um mapa de riscos, apontando as épocas e regiões mais adequadas para o plantio.
Seguir essas recomendações é essencial, porque bancos e seguradoras utilizam o zoneamento como referência para liberar crédito rural e seguro agrícola. Assim, quem plantar dentro das condições estabelecidas terá maior segurança para financiar a produção e proteger-se contra perdas.
Com a atualização, o Acre amplia o leque de sementes aptas a enfrentar as condições locais para fortalecer tanto a produção de grãos quanto a integração com a pecuária. Ao publicar a portaria, o governo Lula sinaliza previsibilidade no campo, com redução de incertezas ligadas ao clima e ampliação do acesso a políticas públicas.
