Ícone do site Folha do Acre

Acre é um dos estados com menor taxa de moradores com plano de saúde

O Acre é um dos estado brasileiros com menor taxa de moradores com planos ou seguros privados de saúde. A informação é do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

De acordo com o levantamento, a capital Rio Branco aparece na 343ª colocação do ranking nacional, enquanto Cruzeiro do Sul ocupa a 411ª posição. Ambos figuram entre os municípios com menor cobertura de saúde suplementar do país.

O levantamento utiliza como fonte de dados a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e considera todos os tipos de contratos de planos de saúde, incluindo individuais, familiares e coletivos. O indicador leva em conta o número de beneficiários, termo que se refere aos vínculos com planos de saúde — o que significa que uma mesma pessoa pode possuir mais de um vínculo.

Segundo a metodologia do ranking, percentuais próximos de 65% de cobertura, como ocorre em Vitória (ES), indicam que uma parcela expressiva da população tem acesso à saúde suplementar. Esse mercado atua de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para ampliar o atendimento e reduzir a pressão sobre a rede pública.

Sair da versão mobile