Ícone do site Folha do Acre

Acre é o estado que mais depende de recursos da União, aponta Ranking de Competitividade dos Estados

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, destacando o grau de dependência fiscal de cada unidade da federação — indicador que mostra quanto da receita de um estado tem origem em transferências correntes da União.

No levantamento, o Acre ocupa a 27ª posição, sendo o estado com maior dependência fiscal do país. Segundo o ranking, o estado apresenta 68,1% de sua receita corrente total oriunda de repasses federais, atrás de Roraima (26º) e Amapá (25º)..

O ranking é liderado pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, que possuem maior capacidade de geração de receitas próprias, com porcentagens de dependência variando entre 19,3% e 19,7%.

O CLP ressalta que o indicador integra um conjunto de 100 métricas avaliadas no estudo, que analisa de forma ampla a gestão pública e a competitividade de cada estado. A menor dependência fiscal é considerada um sinal de fortalecimento econômico e maior autonomia para investimentos e políticas públicas.

Os dados utilizados no levantamento são do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Sair da versão mobile