Ícone do site Folha do Acre

“A cada hora está chovendo o equivalente a 1 dia de dezembro em Rio Branco”, diz coordenador da Defesa Civil

A informação foi repassada pelo coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão

Rio Branco enfrenta nesta quarta-feira, 17, um volume de chuvas considerado atípico até mesmo para o período de inverno amazônico. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a quantidade de chuva registrada em apenas uma hora tem sido equivalente ao volume esperado para um dia inteiro do mês de dezembro.

A informação foi repassada pelo coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, que destacou o ritmo acelerado das precipitações. Até as 5h da manhã, o acumulado já ultrapassava 70 milímetros. Com isso, o total registrado no mês chegou a cerca de 285 milímetros, superando a média histórica prevista para dezembro, que é de 268 milímetros.

De acordo com o coordenador: “a cada hora está chovendo o equivalente a 1 dia do mês de dezembro”, afirmou.

Segundo Falcão, a intensidade da chuva em curto intervalo de tempo eleva o risco de alagamentos e provoca rápida elevação do nível dos igarapés. Desde as primeiras horas do dia, equipes da Defesa Civil estão em campo monitorando 12 igarapés da capital, que apresentam tendência de subida. A atenção está voltada principalmente para os igarapés da ETA, Baixada da Sobral, São Francisco e Batista.

Apesar da elevação dos níveis, até o momento não há registro de transbordamentos. Ainda assim, o órgão já se organiza para prestar apoio a famílias atingidas por alagamentos pontuais, com a distribuição de materiais de limpeza.

A Defesa Civil também emitiu alerta à população quanto aos riscos em áreas alagadas, sobretudo pela possibilidade de choque elétrico. Houve interrupções pontuais no fornecimento de energia em alguns bairros, mas o serviço já foi normalizado. Até agora, não há recomendação para remoção preventiva de moradores, já que a previsão indica redução das chuvas a partir das 10h, o que deve contribuir para o escoamento da água acumulada.

Sair da versão mobile