O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) confirmou a cassação do mandato da vereadora Helissandra Matos (MDB), em Sena Madureira, na última quarta-feira, 26, e decidiu anular toda a chapa proporcional do MDB por entender que houve candidaturas fictícias na cota feminina, já que uma das postulantes não recebeu nenhum voto. Com isso, foi determinado o afastamento imediato da vereadora.
Helissandra, que estreou na vida pública nas eleições de 2024 e obteve 632 votos, declarou em suas redes sociais que deixa o mandato com serenidade. “Hoje encerro um ciclo da minha vida pública com a serenidade de quem sabe que caminhou com dignidade. Perdi o mandato, sim. Mas jamais perderei a força que me trouxe até aqui”, escreveu.
Ela também destacou o apoio do esposo, a quem chamou de “porto seguro” durante sua trajetória política. “Ele foi meu mentor quando duvidei de mim. Foi meu conselheiro quando o caminho parecia confuso. Foi meu porto seguro quando a política se tornou turbulenta”, completou.
A decisão do TRE provocou manifestações de solidariedade. O líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Tanízio Sá, divulgou nota lamentando o impacto da cassação sobre a representatividade feminina. “Helissandra foi eleita pela vontade popular e sempre atuou com compromisso e responsabilidade. Reforço meu apoio à vereadora e a confiança de que o caso será analisado coDETm justiça nas instâncias superiores”, afirmou.
A Câmara Municipal de Sena Madureira também publicou nota assinada pelo presidente Charmes da Silva Diniz. O texto reconhece a dedicação da vereadora e reafirma respeito às decisões da Justiça Eleitoral. “Entendemos que a decisão proferida integra as atribuições da Justiça, e reiteramos nosso respeito institucional, desejando serenidade e força neste momento”, diz o comunicado.
Com a anulação da chapa do MDB, quem deve assumir a vaga é Pelé do Jacamin (PP), primeiro suplente e aliado do prefeito Gerlen Diniz. Ele recebeu 691 votos nas eleições e deve ser convocado para tomar posse nos próximos dias.

