Durante a sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, 19, o vereador Zé Lopes (Republicanos) fez um pronunciamento firme em apoio à campanha da ONU dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres. Em sua fala, o parlamentar destacou que o combate à violência de gênero deve ser um compromisso coletivo, que envolve tanto o poder público quanto a sociedade.
“Eu quero reforçar o compromisso que deve ser de toda a sociedade, a campanha da ONU de 21 dias de ativismo contra a violência contra as meninas e mulheres, uma campanha que nos convoca a romper o silêncio e assumir nossa responsabilidade diante de uma realidade que fere, adoece e mata”, declarou.
Zé Lopes também voltou a cobrar ações práticas do Executivo municipal. Segundo ele, desde o início do seu mandato, tem insistido na necessidade de criação da Secretaria da Mulher, uma promessa de campanha do atual prefeito que, segundo o vereador, foi deixada de lado.
Além disso, o parlamentar criticou a ausência de publicação da lei que institui os grupos reflexivos para agressores, proposta apresentada por ele em maio e aprovada por unanimidade na Câmara. O texto deveria ter sido publicado em até 30 dias pela prefeitura, mas até o momento segue parado.
“Eu tenho cobrado a secretaria da mulher, que foi inclusive uma das promessas de campanha que o prefeito esqueceu. A gente apresentou em maio um PL dos grupos reflexivos pra agressores, um projeto aprovado por unanimidade nesta casa, e que deveria ter sido publicado em até 30 dias pela prefeitura. É um absurdo que a prefeitura até hoje não publicou a lei que nós aprovamos dos grupos reflexivos pra agressores”, criticou.

