Ícone do site Folha do Acre

Vale do Juruá é a área de maior vulnerabilidade econômica no Acre, aponta estudo

O Vale do Juruá é a região do estado com o maior índice de desigualdade e vulnerabilidade econômica do Acre entre 2022 e 2024. Isto é o que aponta um estudo econômico do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A pesquisa, assinada pelo professor de economia Dr. Rubicleis Gomes da Silva, analisou a vulnerabilidade da economia ligada à quantidade de empregos formais e de beneficiários do Programa Bolsa Família.

O professor esclareceu que, com exceção de Rio Branco, no resto do estado a situação foi o contrário neste período: há mais beneficiários do programa do que trabalhadores com carteira assinada.

“Isso significa que, na maioria dos municípios acreanos, o Bolsa Família tem um impacto gigantesco dentro da economia. Há supermercados que fazem promoções específicas para o dia que sai o pagamento do benefício. Isso acontece em muitas cidades do interior, agora imagina a economia desses municípios sem o Bolsa Família?”, questionou ele.

O estudo mostrou que há municípios acreanos em que a desigualdade atinge proporções preocupantes com áreas registrando mais de 40 beneficiários do Bolsa Família para cada empregado formal, mostrando que a economia local depende dos recursos do governo e tem pouca capacidade de gerar sua própria produção.

Informações G1

Sair da versão mobile