A passagem de um tornado na tarde desta sexta-feira (7/11) arrasou grande parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná. Segundo a Defesa Civil do Estado, 6 pessoas morreram e 437 ficaram feridas.
Os ventos chegaram a 250 km/h. Imagens da cidade mostram casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão.
As autoridades locais dizem que 80% de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruída e 90% das residências e prédios comerciais do município foram atingidas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou neste sábado (8/11) estado de calamidade pública na cidade.
Ao G1, o coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que o cenário é de “guerra”.
“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse.
O tornado atingiu a cidade por volta das 17h30 de sexta. Segundo meteorologistas, o fenômeno foi causado pelo nascimento de um ciclone extratopical que atinge o Sul do país.
Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado atingiu o índice EF3, numa escala que vai até cinco.
BBC

