quinta-feira, 13 novembro 2025

Servidores e familiares protestam contra fechamento do Hosmac; secretário nega desativação e classifica ato como “narrativa política”

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Na manhã desta quinta-feira, 13, servidores, familiares de pacientes e usuários do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) realizaram uma manifestação em frente à unidade, em Rio Branco. O grupo protestou contra a suposta desativação gradual do hospital e denunciou a precarização dos serviços de saúde mental no estado.

Durante coletiva de imprensa realizada no mesmo dia, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, voltou a afirmar que o Hosmac não será fechado e classificou a manifestação como uma “narrativa política”.

“Estão usando qualquer situação de forma totalmente irresponsável, colocando terror e fazendo paralisação, comprometendo a assistência. Se está acontecendo uma paralisação dentro do Hosmac, nós estamos deixando de atender pacientes em eventuais surtos ou acompanhamentos, porque lá também funciona o ambulatório, onde realizamos atendimentos eletivos”, declarou Pascoal.

Pascoal reforçou que a prioridade do governo é reestruturar e expandir a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o Acre, e criticou o que chamou de desinformação sobre o tema. “Não sei quem encabeçou essa ideia, mas essa instituição, seja ela qual for, precisa ter responsabilidade civil com a nossa população. Hoje precisamos ter entendimento do que é uma política pública de saúde e diferenciar o que é concreto do que está sendo construído de forma paralela no submundo das fake news”, afirmou.

O secretário também destacou que o governo está trabalhando para garantir que cada município tenha pelo menos um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), como forma de ofertar assistência mais próxima da população.

Publicidade