Encontro acontece em 27 de novembro para discutir soluções aos desafios das relações de trabalho
A cidade de Rio Branco recebe, na próxima quinta-feira (27/11), a agenda da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva. A atividade será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), das 9h às 11h, com a presença de representantes de trabalhadores, empresários e autoridades. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a proposta é ampliar o diálogo social e fortalecer práticas que favoreçam a convivência no mundo laboral.
Durante a reunião, serão abordados temas como segurança e saúde nos espaços de trabalho, transição justa para empregos sustentáveis e programas de formação profissional. Além desses pontos, a iniciativa pretende mostrar como a negociação coletiva pode servir de ferramenta para proteger os empregados diante das mudanças econômicas e tecnológicas.
A ação é coordenada pelo MTE, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT). Paralelamente, integra uma mobilização nacional que ocorre entre os dias 24 de novembro e 4 de dezembro, com atividades em 24 estados, além do Distrito Federal (DF). As sessões realizadas em Brasília (24/11), São Paulo (25/11) e Rio de Janeiro (26/11) terão transmissão ao vivo pelo canal oficial do ministério no YouTube.
No Acre, a expectativa é que o encontro aproxime diferentes setores da sociedade em torno de soluções conjuntas para os desafios enfrentados nas relações profissionais. Assim, a programação busca contribuir para vínculos mais equilibrados e justos entre empregados e empregadores.
