Com cerca de duzentos monitorados eletronicamente nos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, o Núcleo de Monitoramento Especializado de Presos (NME-SM), com base no presídio Evaristo de Moraes, vem mantendo o devido controle sobre os apenados que cumprem medidas impostas pelo Poder Judiciário.
O acompanhamento é feito 24 horas por dia pelos policiais penais do setor, que realizam não apenas o monitoramento via tornozeleira eletrônica, mas também fiscalizações presenciais de rotina nas residências dos apenados. O trabalho abrange presos do regime semiaberto — aqueles que já cumpriram parte da pena no regime fechado — e também os alcançados por medidas restritivas e cautelares em casos de violência doméstica e da Lei Maria da Penha.
Recentemente, as ações foram intensificadas em diferentes áreas dos dois municipios, incluindo os bairros Cristo Libertador, Ana Alves Vieira, Bom Sucesso e Florentino, além de outras regiões que abrigam monitorados eletronicamente.
De acordo com a coordenação do núcleo, a fiscalização tem como objetivo garantir que as medidas judiciais sejam cumpridas de forma exemplar, contribuindo para a segurança da sociedade. Ainda segundo a equipe, algumas violações identificadas são encaminhadas oficialmente ao juiz de execução penal, que julga de acordo com a legislação.

