Ícone do site Folha do Acre

Polícia prende foragidos da Justiça por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em Rio Branco

Policiais civis da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deram cumprimento a dois mandados de prisão no final da manhã desta quarta-feira (19) em desfavor de dois foragidos da Justiça.

Os alvos da operação policial respondem judicialmente por crimes de tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Jaleson Almeida Castelo, de 39 anos, foi o primeiro alvo dos agentes da DHPP.

De acordo com as investigações, Jaleson é acusado de tentar matar sua ex-companheira Leidiane Cunha Magalhães e o atual namorado dela, Lucas Matheus Ávila da Silva, de 23 anos, crime ocorrido em agosto de 2024.

Segundo a polícia, Jaleson não aceitava o fim do relacionamento. No dia do crime, o acusado teve a informação de que Lucas e Leidiane estariam na casa da ex. Transtornado, Jaleson invadiu a casa armado e rendeu Leidiane e uma amiga e obrigou as duas a deitarem no chão do quarto, em seguida ele efetuou dois disparos que atingiram o abdômen e o braço de Leidiane. Lucas estava na companhia do amigo Ivo, quando Jaleson invadiu a casa. Eles se trancaram no banheiro, ao escutar os disparos, Lucas e Ivo saíram da casa e correram, porém, foram perseguidos por Jaleson que atirou várias vezes e acertou Lucas, mesmo ferido, ele conseguiu fugir e buscar atendimento médico no Pronto Socorro. Após o crime, Jaleson fugiu tomando rumo ignorado.

Leidiane foi socorrida por uma ambulância do Samu e levada ao PS em estado de saúde estável.

O processo judicial foi instaurado e sua prisão preventiva foi decretada a partir do dia 16 de abril de 2025 pela 2º Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco, pela dupla tentativa de homicídio.

Os investigadores chegaram na Rua 11 de Dezembro, no bairro Boa União, para dar cumprimento ao mandado de prisão. Ao perceber a presença dos policiais, Jaleson tentou fugir pelos fundos da residência, mas foi contido e capturado.

Erisvaldo da Silva Souza, de 46 anos, foi o segundo capturado pelos investigadores, contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Tarauacá, pelo crime de tráfico de drogas.

O foragido da Justiça foi capturado na Cidade da Justiça, onde atualmente trabalhava como pedreiro.

Os detidos foram conduzidos para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) e agora estão à disposição da Justiça.

Sair da versão mobile