A Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta sexta-feira, 14, mostra que 83% das pessoas que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022 aprovam a megaoperação realizada no Rio de Janeiro, no final de outubro.
Dentre esse grupo, 10% desaprovam a operação, enquanto 4% nem aprovam nem desaprovam. Do total, 3% não souberam ou não responderam. Para esse resultado, foram considerados 743 eleitores e a margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Por outro lado, entre os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) naquele pleito, 61% aprovam a ação policial, 30% desaprovam e 3% nem aprovam nem desaprovam. Outros 6% não souberam ou não responderam.
O conjunto de lulistas é composto por 812 eleitores, o que gera uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ao todo, o instituto realizou 2.000 entrevistas presenciais em 131 municípios brasileiros. A margem de erro para os resultados gerais é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Segundo o levantamento, de modo geral, 69% dos brasileiros aprovam a megaoperação — que resultou em 121 mortes, sendo quatro policiais. Outros 22% desaprovam, 4% nem aprovam nem desaprovam e 5% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também mediu a maneira como a população avalia a decisão do governo do Rio de Janeiro de autorizar a operação: 67% dos entrevistados disseram que foi acertada e 24%, errada. Para 3%, a gestão nem acertou nem errou, enquanto 7% não souberam ou não responderam.
Com informações da CNN Brasil.
