Ícone do site Folha do Acre

MPAC inaugura nova sede integrando todas as unidades de Rio Branco

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 27, sua sede unificada em Rio Branco, dando início a uma fase inédita de integração da instituição, que, em 2025, completou 62 anos de história. O prédio reúne todas as promotorias, procuradorias, áreas administrativas e setores de atendimento ao público da capital, permitindo que o órgão opere de forma mais eficiente e organizada.

A cerimônia de inauguração reuniu integrantes do Ministério Público, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, instituições parceiras e sociedade. Após o ato formal, os convidados participaram de uma visita guiada pelas instalações, conhecendo os novos gabinetes, salas de audiência, áreas de atendimento, espaços de convivência e setores administrativos, entre outros ambientes. A visita permitiu visualizar a proposta de integração que orientou a concepção do projeto.

Com mais de 15 mil metros quadrados de área, a nova sede, localizada na Rua Fátima Maia, no bairro Jardim Europa, é composta por três blocos distribuídos em até cinco pavimentos. A estrutura foi planejada para oferecer conforto e funcionalidade, aprimorando as condições de trabalho de membros e servidores e garantindo um atendimento mais eficiente à população. O edifício também cumpre integralmente as normas de acessibilidade, com rampas de acesso, elevadores, vagas e sinalização para pessoas com deficiência, guias de balizamento, corrimãos, barras de apoio e pisos táteis.

O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, afirmou que, além do impacto prático, a inauguração tem forte valor simbólico e marca a consolidação de um projeto que traduz a maturidade institucional alcançada e reafirma o compromisso do Ministério Público com a eficiência, a transparência e o serviço público.

“Esta nova casa é a expressão física de um amadurecimento. Ela traduz o nosso compromisso com uma modernidade que não esquece o humano, com uma eficiência a serviço da sociedade e, acima de tudo, com a dignidade do trabalho daqueles que aqui dedicarão seus dias a uma causa maior que si próprios. Este espaço reúne o que antes estava espalhado. Une pessoas que antes estavam distantes. Facilita o trabalho de quem serve, facilita o acesso de quem precisa ser ouvido”, declarou o procurador-geral.

Em seu discurso, Danilo Lovisaro também prestou agradecimento à Administração Superior, aos membros e servidores da instituição, colaboradores e instituições parceiras que contribuíram para a realização do projeto. “Uma obra dessa magnitude não nasce do acaso, mas do esforço de muitas mãos: das que planejaram, das que calcularam, das que ergueram paredes, das que cuidaram da logística, das que garantiram transparência, das que orientaram tecnicamente e das que, nos bastidores, fizeram tudo fluir. A todas essas pessoas, meu sincero agradecimento”, concluiu.

O governador Gladson Camelí destacou a importância da nova sede para a melhoria da prestação de serviços do Ministério Público no Acre. Camelí reforçou a relação de parceria e diálogo firmada entre o MPAC e o Estado, evidenciada na aquisição do novo prédio, viabilizada com recursos provenientes do Poder Executivo, por meio de suplementação orçamentária. “Fico muito feliz em poder contribuir para que esse órgão seja cada vez mais respeitado. Parabenizo todos os membros e servidores por essa inauguração, especialmente o procurador-geral Danilo Lovisaro, que entrega um legado de dedicação ao nosso estado.”, afirmou.

Para o secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, a nova estrutura representa um avanço que impacta diretamente a qualidade do serviço prestado à população, permitindo maior agilidade, redução de custos operacionais e aprimoramento da gestão administrativa. Ele ressaltou o apoio dos diversos setores da instituição envolvidos na implementação do projeto. “Para a concretização desta obra, os compromissos com os princípios e valores do Ministério Público foram intransigentes. Quando estamos diante de uma sede como esta, todas as noites mal dormidas e desafios diários valeram a pena”, disse.

 

Sair da versão mobile