O Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reinaugurou, nesta quarta-feira (26/11), em Rio Branco, sua sede totalmente modernizada, resultado de investimento de R$ 2 milhões viabilizado por meio de convênio entre o Governo do Estado e o Inmetro.
A revitalização contemplou laboratórios, áreas administrativas, equipamentos tecnológicos e melhorias estruturais, criando condições adequadas para o desenvolvimento das atividades técnicas e para o atendimento ao cidadão e ao setor produtivo.
Hérica Granzotto, presidente do Ipem-AC, ressaltou que a revitalização representa um marco institucional para o desempenho das atividades essenciais. Segundo ela, a sede anterior apresentava problemas críticos de infraestrutura, especialmente nos laboratórios e áreas técnicas.
“Todas às vezes que precisei do Inmetro, nunca deixei de ter as necessidades atendidas por essa gestão. Enfrentávamos graves problemas de infraestrutura, como infiltrações e danos a equipamentos eletrônicos. Há pouco trabalhávamos em um prédio insalubre, que comprometia a segurança e o desempenho das equipes. Hoje, entregamos um ambiente digno, moderno e adequado à função pública que exercemos. Isso valoriza os servidores, fortalece nossa capacidade técnica e nos permite atuar com mais eficiência”, afirmou.
Ao todo, o prédio agora dispõe de 20 ambientes, entre laboratórios técnicos e áreas administrativas, ampliando a capacidade de atendimento nos 22 municípios acreanos, incluindo regiões de difícil acesso, como Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus e Porto Walter.
O governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou o impacto social do investimento e a importância de aproximar o Estado de Direito da população.
”Aqui estão sendo investidos mais de 2 milhões do Governo Federal em parceria com o Estado. Quero ressaltar a importância do Ipem para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. O serviço prestado por este instituto à população é imprescindível para que todo o sistema econômico funcione de maneira harmoniosa, evitando abusos contra aqueles que dependem de matérias-primas essenciais para suas produções”, ponderou.
Na mesma linha, o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, comentou a importância do investimento.
“Esta é mais uma grande demonstração da parceria entre o governo federal e o governo do estado. Juntos, nós viabilizamos os recursos necessários para que pudéssemos realizar uma grande reforma voltada para a infraestrutura. Nós equipamos laboratórios de ponta tecnológica, atualizamos toda a parte administrativa, a área técnica, capacitamos os servidores e investimos também em bens de informática”, destacou.
Assessoria

