O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou no último domingo, 16, que o governo vai usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 como substituto da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os alunos do terceiro ano.
“O Enem de 2026 vai avaliar o Ensino Médio, ou seja, a prova vai valer para a avaliação do aluno do terceiro ano do ensino médio a partir de 2026. Por que isso? Primeiro que vai ser todo ano e depois para fazer a prova do Saeb e fazer a prova do Enem, muitas vezes o aluno estava desmotivado”, disse o ministro Santana.
Santana justifica a decisão afirmando que o foco do jovem no terceiro ano é o Enem, para ter acesso à universidade. “A prova do Enem é onde ele se dedica mais, foca mais e tem um resultado. Não tenho dúvida, teremos um resultado mais eficiente, mais fidedigno em relação ao resultado do aluno do terceiro ano do ensino médio”, explicou.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país.
A prova do Saeb é aplicada hoje a cada dois anos. Camilo Santana afirma que a mudança é uma forma para dar mais eficiência às avaliações do ensino básico no Brasil.
“O Saeb vai continuar [para os outros anos do ensino médio], mas no terceiro não vai ser o Enem. O Inep já fez todos os estudos, avaliou todos os padrões que vão ser utilizados para essa avaliação, e nós já vamos aplicar isso a partir de 2026”, concluiu.
