sexta-feira, 14 novembro 2025

Mais de 800 detentos no AC vão fazer provas do Enem para pessoas privadas de liberdade

Redação Folha do Acre

Quase 800 detentos do Acre vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade (PPL), segundo dados do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).

As provas para este público serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro e 832 presos devem participar.

A avaliação é vista como uma das principais portas de entrada para o ensino superior e também permite a certificação do ensino médio. A edição de 2024 teve 491 participantes, já em 2023 foram 535.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) disse que a preparação dos inscritos conta com material didático, vídeos e aulas duas vezes por semana, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-AC).

A chefe da divisão, Margarete Frota, explica que o trabalho vai desde a organização dos documentos até o acompanhamento dos aprovados.

“Nosso papel é garantir que os custodiados tenham acesso ao exame, seja para ingresso no ensino superior ou para a conclusão do ensino médio”, afirmou.

Segundo ela, cada unidade prisional segue um cronograma próprio, mas, em média, os materiais de estudo, como apostilas e livros, são disponibilizados cerca de dois meses antes da prova.

As aulas são ministradas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro das unidades. “Professores e educadores atuam em conjunto para que os candidatos estejam preparados”, explicou Margarete.

Após o exame, os reeducandos que alcançam bons resultados recebem acompanhamento da equipe do Iapen e das famílias para fazer as inscrições no Sisu e no Prouni, quando conseguem ingressar em universidades públicas ou privadas.

Informações G1

Publicidade