quinta-feira, 20 novembro 2025

Mais de 100 acordos são firmados durante 20ª Semana Nacional de Conciliação no Acre

Redação Folha do Acre

Das 401 audiências agendas para acontecer entre os dias 3 a 7 de novembro, 105 resultaram em acordo, promovendo a cultura da pacificação social

Em um universo de mais de 84 milhões de processos em trâmite no Judiciário brasileiro, com mais de 80% desse total nos tribunais estaduais, a conciliação se mostra como uma das saídas para dar vazão as demandas e resposta as pessoas. Para estimular a cultura da resolução de conflitos com acordos são realizadas nacionalmente as semanas de conciliação e, neste ano, o Judiciário do Acre realizou 105 acordos, entre os últimos dias 3 a 7 de novembro.

Durante os cinco dias de atendimento da XX Semana Nacional de Conciliação foram pautadas 401 audiências e 373 foram realizadas. Para a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Denise Bonfim, a atividade foi um sucesso.

“A Semana Nacional de Conciliação do Poder Judiciário do Acre foi um sucesso total. Marcamos 401 audiências, compareceram e realizamos 373. Um percentual maravilho de audiências realizadas e, dessas, fizemos 105 acordos. Então, isso é um sucesso total. Parabenizo todos que participaram da Semana, magistrados, servidores, juízes conciliadores e as partes que tiveram a disposição em fazer um acordo. E com isso tivemos uma pacificação social”, disse a magistrada.

Para o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, o diálogo e o estímulo da conciliação são caminhos para garantir a melhoria da prestação dos serviços e priorização do jurisdicionado.

“É preciso que nós coloquemos o cidadão diante de uma nova perspectiva, uma perspectiva de paz e conciliação. Sabemos que a espiral do conflito surge em uma sociedade onde as pessoas não compreendem e não dialogam. A partir do momento que se fomenta o diálogo, fomenta a empatia, com a escuta ativa, com o cuidado, com entender o outro, estamos caminhando efetivamente para a paz”, comentou Nogueira.

Mas, se você deseja fazer conciliação é possível fazer em qualquer momento do processo, seja na fase do 1º grau ou quando estiverem em grau de recurso. Essa maneira de resolver problemas é mais rápida, mais econômica e tenta proporcionar uma solução que equilibre os anseios das partes, como enfatizou a desembargadora Denise:

“Gostaria de enfatizar que não foi só essa semana, o Poder Judiciário está aberto a conciliação. Basta a pessoa se dirigir aonde está seu processo e ali informar que deseja fazer a conciliação, porque o Poder Judiciário está de portas abertas para fazer conciliação durante todo o ano”.

 

Publicidade