Ícone do site Folha do Acre

Jarude denuncia descaso de Bocalom após corpo de cão ficar 72 horas em calçada de Rio Branco: “Vou fazer mais uma vez o seu trabalho”

O deputado estadual Emerson Jarude (Novo) usou as redes sociais nesta terça-feira, 25, para denunciar o que classificou como descaso da prefeitura de Rio Branco no manejo e recolhimento de animais mortos. A crítica surgiu após o corpo de um cachorro permanecer por cerca de 72 horas em plena avenida movimentada nas proximidades da rotatória do Bairro Aviário.

No vídeo publicado, integrantes da equipe do parlamentar aparecem realizando o recolhimento do animal para providenciar o sepultamento adequado. Jarude demonstrou indignação com a situação e cobrou responsabilidade do prefeito Tião Bocalom (PL), especialmente no que se refere à causa animal e ao serviço de recolhimento, que deveria ser realizado pelo Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ).

“Setenta e duas horas apodrecendo em uma calçada, sem nome, sem dono, sem dignidade. Esse foi o destino de mais um animal vítima de abandono em Rio Branco. Eu vou fazer mais uma vez o trabalho que é de sua responsabilidade, prefeito, já que na campanha o senhor só aparece com um sorriso cheio de dentes, dizendo que é amigo dos animais e que vai melhorar o DCZ. Depois disso, some e não faz nada”, disse Jarude.

O parlamentar ainda ironizou gastos da prefeitura com eventos e equipamentos. “A nossa equipe vai pagar pelo recolhimento e descarte adequado do animal, enquanto o senhor aluga mais um drone ou um duende de Papai Noel para puxar o seu saco no Natal”, criticou.

A equipe de Jarude também reforçou a importância do gesto. “Não é só sobre recolher um corpo. É sobre respeito, dignidade e reconhecer que todo animal merece um final digno. E é isso que estamos fazendo, dando um mínimo que deveria ser fornecido pelo nosso município.”

Sair da versão mobile