quinta-feira, 6 novembro 2025

Instituto Federal do Acre é contemplado com emenda de bancada para 2026

Assessoria

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está entre as oito instituições que foram contempladas com emenda de bancada para 2026. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (04.11), após reunião realizada entre gestores públicos do Acre, senadores e deputados federais. As emendas coletivas definidas pelos parlamentares acreanos serão apresentadas ao Projeto de Lei Orçamentária da União (PLOA) do próximo ano.

A emenda de bancada é uma emenda coletiva de autoria das bancadas estaduais no Congresso Nacional e contempla propostas que priorizam obras e investimentos de cada estado. No Acre, o senador Alan Rick é o coordenador da bancada federal acreana, e a deputada federal Socorro Neri atua como vice-coordenadora.

Para o reitor do Ifac, Fábio Storch, ter a instituição indicada para receber os investimentos em 2026 reforça o compromisso dos parlamentares federais com a educação.

“A educação é o único instrumento que pode transformar a vida da nossa juventude. Muito nos honra a oportunidade de integrar a emenda de bancada para 2026. É uma grande conquista para o Ifac. Nossa gratidão à bancada federal do Acre que entende a importância do Ifac para a educação acreana e preza pelo futuro dos nossos jovens. Todo o trabalho desenvolvido pelos nossos servidores, ao longo desses 15 anos, também reflete esse investimento. Nosso agradecimento a cada docente e técnico administrativo que se dedica, diariamente, a fazer uma instituição cada vez melhor para a sociedade acreana”, destacou Fábio Storch.

Além do senador Alan Rick e da deputada federal Socorro Neri, também participaram da reunião o senador Márcio Bittar, a deputada federal Antônia Lúcia, o deputado federal Roberto Duarte, o deputado federal Coronel Ulysses; representando o senador Sérgio Petecão, Flávio Silveira; e representantes dos deputados federais José Adriano e Meire Serafim.

Conforme destacou o senador Alan Rick, a reunião teve como foco central o compromisso com o desenvolvimento do Acre. “É uma reunião fundamental, com debates intensos e maduros. Buscamos contemplar o máximo de demandas do Estado dentro do limite de oito emendas coletivas. As ações escolhidas são estruturantes para o desenvolvimento do Acre”, afirmou.

Para Socorro Neri, os investimentos destinados ao Ifac reforçam o compromisso coletivo em fortalecer as instituições públicas acreanas. “Investir em educação é investir no futuro do Acre. Seguimos avançando pelo bem coletivo”.

Publicidade