Ícone do site Folha do Acre

Imigrante, pugilista venezuelano que mora no AC é campeão em RO e fatura vaga no Brasileiro de Boxe

Dibraun Ransay Acosta Arroyo, campeão da 1ª Copa de Boxe Olímpico de Rondônia — Foto: Arquivo pessoal/Roger Coelho

Ele retornou ao Acre para recomeçar a vida e, quem sabe, se tornar um nome de peso no boxe nacional. Imigrante venezuelano de 18 anos, Dibraun Ransay Acosta Arroyo conquistou a primeira vitória oficial em território brasileiro, nesse sábado (22), em Porto Velho (RO), e está garantido no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste de 2026.

Dibraun Ransay encarou Kayke César na 1ª Copa de Boxe Olímpico, no Ginásio Cláudio Coutinho, na capital rondoniense. O confronto seria na categoria 71 kg, mas o rival do venezuelano registrou 73 kg na pesagem oficial e ficou fora do peso da categoria. A luta foi mantida mesmo assim.

O confronto foi acirrado desde o início, mas acabou de forma precoce logo no primeiro round. Kayke César foi eliminado após acertar uma cabeçada na boca de Dibraun Ransay. Ele levou três pontos.

– Queria agradecer os caras que ajudaram. Fizemos o que podia. O cara deu duas cabeçadas, não sei se foi combinado, não sei se foi porque ele quis, mas tá tudo bem, graças a Deus – disse o venezuelano com a medalha de campeão no peito após a luta.

A 1ª Copa de Boxe Olímpico reuniu atletas, principalmente, de Porto Velho, em 55 combates. O evento foi promovido pela Federação de Boxe de Rondônia e apoio do Governo de Rondônia e de academias de artes marciais.

Dibraun Ransay deve retornar ao evento em abril de 2026 para disputa de cinturão, segundo o treinador Roger Coelho, que coleciona títulos na modalidade e também foi homenageado no evento.

Dibraun Ransay teve apoio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel) para o transporte até a capital rondoniense.

Globo Esporte

Sair da versão mobile