Convenção segue até quinta-feira e já reúne debates, oficinas e mostra de jogos; programação do primeiro dia ainda está em andamento
A cidade de Rio Branco sedia até quinta-feira (20/11) a Headscon Acre 2025, que transforma o Sesc Bosque em centro da cultura gamer e da economia criativa desde terça-feira (18/11). Com o lema #TodoMundoJoga, o encontro ultrapassa o campo do entretenimento e se consolida como caminho para educação, inovação e novas oportunidades de trabalho.
A abertura contou com coletiva de imprensa reunindo curadores, autoridades e parceiros institucionais. Em seguida, foi lançada a Mostra Competitiva de Jogos da Amazônia Legal, que apresenta produções independentes da região Norte. Logo depois, o público acompanhou duas palestras: uma sobre o futuro do trabalho na era da inteligência artificial, ministrada por Marcelo Minutti, e outra sobre criatividade na Amazônia, conduzida por Olímpio Neto.

Diversificação
O primeiro dia ainda reserva diversas atividades. À tarde, o auditório recebe o painel “influência no mundo dos games”, com Babi Dewet, JVNQ e Lopinho. Depois, haverá a aplicação do board game “Desenvolvimento em Jogo”, conduzida por especialistas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Mais tarde, será realizada uma roda de conversa sobre o panorama dos jogos de tabuleiro no Brasil e, em seguida, uma oficina para a fundação da Associação Acreana de Criadores de Jogos, que marca um passo histórico para os desenvolvedores locais.
Enquanto isso, no palco principal, a programação inclui a abertura dos campeonatos de eSports, apresentações de K-pop, encontros diretos com influenciadores no Meet & Greet e o aguardado concurso de cosplay de baixo custo, que encerra a jornada com criatividade e participação popular.
Paralelamente, no salão de festas, especialistas discutem saúde e acessibilidade nos games. Já na área Cosmaker, o público aprende técnicas de produção de peças, como o chapéu do personagem Luffy, protagonista da franquia One Piece.

Plataforma de inovação
Mais do que um festival, a Headscon se consolidou como espaço permanente de inovação. A iniciativa nasceu em 2022 como Gamecon. Em 2023, ampliou-se com a Mostra de Jogos da Amazônia Legal; em 2024, firmou-se como ambiente de formação e políticas públicas; e, em 2025, evoluiu para Headscon, reafirmando o Acre como polo da economia criativa.
Segundo a CEO do Instituto Gamescon, Ana Paula Rocha, “o Acre entendeu que games também são cultura, educação e futuro. O que começou como um evento local virou uma plataforma de inovação que inspira ações em outros estados”.
Diferenciais do evento
A edição 2025 se destaca por oferecer acessibilidade com tradução em Libras, áreas sensoriais e atividades voltadas para pessoas neurodivergentes. Além disso, promove a Caçada do Pixel, mapeamento da comunidade gamer do Acre, e incentiva a criação da Associação Acreana de Criadores de Jogos.
Entre as áreas oficiais estão:
Headscon Talks – debates sobre juventude, inovação e futuro do trabalho
Headscon Cup – campeonatos de Free Fire, CS2, EA Sports FC, Just Dance e Pokémon TCG
Heads Jam – maratona de 48h de criação de jogos
Hacka Heads – hackathon voltado para saúde e gamificação
Agência Collab – redação-escola de jornalismo digital e produção de conteúdo
Feira Geek, K-pop e Cosplay – moda, colecionáveis, concursos e apresentações culturais
O evento conta com apoio do Sesc Acre, Universidade Federal do Acre (Ufac), Sebrae, Liga Acadêmica de Medicina de Inovação e Tecnologia em Saúde (Lamits), Associação de Nerds do Acre (Anac), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e prefeitura de Rio Branco, além de patrocinadores públicos e privados.

Graças a esse esforço conjunto, a convenção já levou jogos locais a palcos internacionais como a Gamescom Latam e a Gamescom Alemanha, consolidando o Acre como referência emergente na indústria de games.
A Headscon Acre 2025 é gratuita, mediante inscrição prévia. O cronograma completo pode ser acompanhado nas redes oficiais do evento: www.linktr.ee/headscon.
Programação completa:
DIA 01 — TERÇA-FEIRA — 18/11
AUDITÓRIO
8h – 9h45 | Coletiva de imprensa e abertura oficial do evento
09h45 – 10h | Abertura da Mostra de Jogos
10h – 10h45 | Palestra 1: Como se preparar para o futuro do trabalho na era da IA | Palestrante: Marcelo Minutti
10h – 11h30 | Palestra 2: Criatividade é o Futuro: O Case da Petit Fabrik na Amazônia | Palestrante: Olímpio Neto
14h – 14h45 | Painel 1: Influência no mundo dos games | Convidados: Babi Dewet, JVNQ e Lopinho | Mediador: Leonardo Zalcman
14h45 – 16h45 | Aplicação do Board Game: Desenvolvimento em Jogo | Facilitadoras: Taciana Leme e Joyce Paulino (MIDR)
16h45 – 18h | Roda de conversa 2: Board Games no Brasil | Com Lorena Belloti, Peterson Rodrigues, Philipp Bomm, Leandro Saioneti, Taciana Leme e Joyce Paulino
18h15 – 19h30 | Oficina 2: Fundação da Associação dos Criadores de Jogos do Acre | Facilitadores: Raquel Gontijo (Abragames), Márcio Filho (AC Jogos RJ), Hécton Magalhães (Anac), Fabiano de Paula (Game Dev ES), Henrique Álefy (FAGT), Lopinho (Six8), Diogo Soares (Sebrae) e Akira (SEICT)
PALCO PRINCIPAL
14h – 15h | Painel de abertura dos campeonatos de eSports | Com Allefy (FAGT), Lopinho (SixEigth), José Diego (ANAC Games), Akira (Governo do Acre) e Philipp Bomm
15h – 16h30 | K-POP
17h – 17h30 | Bate-papo – Meet & Greet 1 | Com Babi Dewet e Lopinho TV
17h30 – 18h | Meet & Greet 1 | Com Babi Dewet e Lopinho TV
18h – 19h30 | Concurso Cosplay de Baixo Custo
SALÃO DE FESTAS
16h – 17h | Roda de conversa 1: Jogando com Todos: Saúde e Acessibilidade em Foco | Com Felipe Negrão, Jimy dos Santos Ramos, Felipe Lobo e Rodolfo Lira
ÁREA COSMAKER (Público SESC)
14h – 16h | Oficina 1 Cosmaker: Chapéu de Palha do Luffy | Facilitador: Eduardo Ícaro – Canal Dicas de Cosmaker
DIA 02 — QUARTA-FEIRA — 19/11
AUDITÓRIO
09h – 10h30 | Palestra 3: Como dar start na sua carreira na indústria de games | Palestrante: Antônio Guaranys
10h45 – 11h30 | Palestra 4: Game + Arte: O Poder da Direção Criativa | Palestrante: Humberto Rodrigues
14h – 14h45 | Painel 3: Falar é Jogar: Como a Comunicação Muda o Jogo | Com Pablo Miyazawa, Akira Yoshiga, Marcelo Vieira e Malena
15h – 16h45 | Roda de conversa 3: Cultura de HQ, Jogos de Tabuleiro e Games | Com Leandro Saioneti, Francisco Moreira e Luddu Us Play
16h30 – 17h30 | Painel 4: Carreiras em Games | Com Théo Azevedo, Antônio Guaranys e Olímpio Neto
17h30 – 19h | Roda de conversa 4: GameDevs na Amazônia Legal | Com Olímpio Neto, Humberto Rodrigues, Antônio Guaranys, Felipe Lobo, Ciro Facundo, Raquel Gontijo (Abragames), Márcio Filho (AC Jogos RJ), Fabiano de Paula (GameDev ES), Francisco Moreira e Diogo Soares (Sebrae)
PALCO PRINCIPAL
14h – 14h45 | Painel de abertura do campeonato K-POP | Mediador: Leonardo Zalcman | Participações: Babi Dewet, Carmen Luisa (ANAC) e Thaline Frost
15h – 16h30 | K-POP
17h – 17h30 | Bate-papo – Meet & Greet 2 | Convidada: Malena
17h30 – 18h | Meet & Greet 2 | Convidada: Malena
18h – 19h30 | Concurso Cosplay
19h30 – 20h | Apresentação da banda Love Geek
20h | Encerramento do Dia 2
ÁREA COSMAKER (Público SESC)
14h – 16h | Oficina 3 Cosmaker: Bandana Ninja | Facilitador: Eduardo Ícaro – Canal Dicas de Cosmaker
DIA 03 — QUINTA-FEIRA — 20/11
AUDITÓRIO
10h – 12h | Rodada de Pitchs — HeadsJam AC 2025 e Hacka Heads | Jurados: Olímpio Neto, Leandro Saioneti, Antônio Guaranys, Marcelo Minutti, Humberto Rodrigues e Diogo Soares (Sebrae)
14h – 15h45 | Oficina 4: Pitch, Plano e Apoio: Como Tirar seu Projeto do Papel com Financiamento Coletivo | Facilitador: Leandro Saioneti Santos
PALCO PRINCIPAL
11h – 12h | Concurso K-POP | Jurados: Carmen Almeida, Thaline Frost e Sky Wendel
15h – 15h30 | Bate-papo – Meet & Greet 3 | Convidado: JVNQ
15h30 – 16h | Meet & Greet 3 | Convidado: JVNQ
16h – 17h | Premiação
17h – 18h30 | Apresentação Cosplay
18h30 – 19h | Apresentação da banda Love Geek
19h | Encerramento Geral do Evento
SALÃO DE FESTAS
10h – 12h | Oficina: Escrita Colaborativa baseada em jogos de RPG | Facilitadora: Ravena
14h – 16h | Oficina 3: Cosplay, Interpretação de Palco e Introdução à Performance Cosplay | Facilitadora: Ravena
ÁREA DA MOSTRA
10h – 14h | Mostra de Jogos — Visitação aberta ao público
