terça-feira, 11 novembro 2025

“Fechar o Hosmac é um retrocesso grave para a saúde pública”, diz deputado Adailton Cruz

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O deputado estadual Adailton Cruz falou sobre o possível fechamento do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) em Rio Branco, afirmando ser contra e destacando que “privilegia a vida”. A declaração foi feita durante discurso em sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

“O hospital, hoje, possui 65 leitos, é um patrimônio da saúde pública do Acre e referência em uma das áreas mais completas que é a saúde mental, e que corre o risco de ser fechado, e os pacientes podem ser integrados à rede de atenção psico-social sem nenhuma garantia de manutenção da assistência contínua”, declarou Cruz.

De acordo com o deputado, ele visitou o hospital na última segunda-feira, 10, e conversou com os servidores e pacientes. “A palavra é uma só: ‘não deixem fechar o Hosmac’, que é a referência de tratamento de saúde mental do Acre. Nós só temos esses 65 leitos do Acre inteiro e mais 14 das RAPs, porque tem 18, mas só 14 funcionam e não tem condições de suprir essa demanda”, afirmou.

Adailton Cruz também informou que haverá uma manifestação pública nesta quinta-feira, 13, pela manutenção do Hosmac, e que no próximo dia 24, será realizada uma audiência pública para discutir o acordo firmado que prevê o fechamento da unidade.

“Eu, particularmente, sou contra, não aceito. Respeito a política nacional de atenção psicossocial, mas privilegio a vida e fechar o Hosmac é um retrocesso grave para a nossa saúde pública”, concluiu.

Publicidade