quarta-feira, 5 novembro 2025

“Enquanto o prefeito viaja, Rio Branco segue com os mesmos problemas”, critica vereador Zé Lopes

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 5, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Zé Lopes, falou sobre a falta de segurança e de políticas de incentivo aos empreendedores locais. O parlamentar também criticou o prefeito Tião Bocalom por estar viajando, enquanto, segundo ele, a capital enfrenta “os mesmos problemas de sempre”.

“Enquanto o prefeito Tião Bocalom viaja, hoje ele botou um vídeo relatando que vai para o Rio de Janeiro, Thaumaturgo e depois dá uma descansada lá em Minas Gerais. A nossa Rio Branco continua com os mesmos problemas”, afirmou o vereador.

Zé Lopes destacou que, nos últimos dez anos, mais de 34 mil acreanos deixaram o estado em busca de melhores oportunidades de vida, o que, segundo ele, é reflexo da falta de políticas públicas eficazes. “As poucas pessoas que se aventuram a empreender aqui no estado têm sido vítimas constantes de roubos e furtos”, lamentou.

Durante o discurso, o vereador exibiu um vídeo que mostra o caso do comerciante seu Manuel, dono de um restaurante no centro da cidade, que foi assaltado novamente, acumulando um prejuízo de cerca de R$ 6 mil, além de ter sido obrigado a fechar as portas temporariamente e dispensar quatro funcionários.

“É tão difícil empreender aqui no Acre. A gente sabe que governo e prefeitura não têm emprego para todo mundo, mas precisam incentivar o emprego e criar políticas que valorizem os empreendedores e garantam segurança para eles”, reforçou Lopes.

Zé Lopes também cobrou respostas da prefeitura quanto à criação da Guarda Municipal de Rio Branco, tema já debatido em audiência pública promovida pelo vereador Samir Bestene, da qual ele foi secretário. Segundo o parlamentar, o município não enviou representantes à discussão.

“A prefeitura de Rio Branco não está sabendo quais são as prioridades. É fácil saber o que a população quer: asfalto, água, creche e segurança. Ninguém nunca me pediu leite de soja, ninguém nunca me pediu viaduto”, ironizou o parlamentar.

O vereador afirmou que continuará defendendo os interesses da população. “É frustrante estar aqui o ano inteiro falando a mesma coisa para as paredes. Mas quero dizer para vocês, meus amigos, que estou na rua, ouvindo, e quero ser a voz de vocês aqui na tribuna. O meu compromisso é com vocês”, concluiu.

Publicidade