No oitavo dia de COP30, em Belém/PA, a vice-governadora Mailza Assis participou do painel Brasil and China Towards Sustainability in a Shared Future, que reuniu autoridades e especialistas da China e do Brasil com o objetivo de discutir o futuro sustentável do planeta e fortalecer a aliança entre os dois países.
“Estar aqui hoje, dialogando com autoridades e especialistas chineses, reforça o compromisso que compartilhamos: construir soluções que unam desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e proteção ambiental”, destacou a vice-govenadora Mailza Assis em seu discurso.
O painel foi realizado na Blue Zone da COP30, espaço reservado para autoridades de todos os países realizarem discussões e negociações climáticas internacionais, sob gestão direta da ONU.
Participaram do evento os representantes da All-China Environmental Federation e do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, instituições que desempenham papel central na agenda climática mundial.
A vice-governadora declarou que se sente honrada em representar o Estado do Acre neste encontro que reúne lideranças comprometidas com o futuro sustentável do planeta.
“Brasil e China constroem, ao longo de cinco décadas, uma relação sólida, baseada na cooperação, na confiança e em propósitos comuns. O Acre chega a este encontro com a convicção de que a cooperação internacional é indispensável para garantir a integridade da Amazônia e o bem-estar das populações que nela vivem”, reforçou.
O Acre está situado em uma região estratégica, que exige políticas públicas baseadas em ciência, bioeconomia, prevenção de queimadas e modelos produtivos sustentáveis, segundo Mailza. “Buscamos construir caminhos que valorizem a floresta em pé, fortaleçam comunidades tradicionais e ampliem oportunidades para um desenvolvimento verdadeiramente inclusivo”.
A China, com sua liderança em energia limpa, inovação ambiental e tecnologias de grande escala, é considerada uma parceira indispensável para o avanço de soluções ambientais na Amazônia.
O diretor do Centro de Educação e Comunicações Ambientais do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, Shidong Yan, abordou a importância da cooperação multisetorial Brasil-China na busca de soluções para as mudanças climáticas.
“Hoje temos mais de 1 milhão de pessoas na China que adotam uma rotina baseada na baixa emissão de gases de efeito estufa, utilizando transportes com tecnologias que priorizam a qualidade do ar. São ações que pretendemos trazer para o Brasil, por meio de projetos-piloto, além de outras ações de educação ambiental que incentivem, principalmente, a participação do público jovem”, reforçou.
Com isso, além de um encontro técnico, o painel foi uma oportunidade de alinhar estratégias e fortalecer compromissos. “Sabemos que nenhum país enfrenta a crise climática sozinho. É por meio da diplomacia, da cooperação e da soma de competências que avançaremos”, finalizou a vice-governadora, ao agradecer a cooperação com a China.
Agência de Notícias do Acre

