sábado, 8 novembro 2025

“É muito difícil ser mulher nas instituições”, diz Naluh Gouveia durante cerimônia da Câmara Municipal de Rio Branco

Por Alessandro Silva, da Folha do Acre

Durante a cerimônia de entrega de títulos honoríficos promovida pela Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na noite desta sexta-feira (7) no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), Naluh Gouveia, representou a presidente da Corte, Dulce Benício, homenageada com o título de Mulher Destaque 2025.

Em seu discurso, Naluh enfatizou os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e, especialmente, dentro das instituições públicas. Segundo ela, a cobrança sobre o desempenho feminino é constante e desproporcional.

“É muito difícil ser mulher nas instituições, pois carregamos muitas responsabilidades sobre nossos ombros. A mulher cuida da casa, da família e do trabalho. Não temos o direito de descansar como muitos homens que, após um dia de trabalho, podem sentar no sofá e assistir televisão; a mulher não tem esse direito”, destacou.

A declaração da conselheira ganha repercussão em meio ao recente embate entre ela e o conselheiro Cristovão Messias, ocorrido na última sessão do TCE. Na ocasião, Naluh teve sua fala interrompida e seu voto cerceado ao mencionar suspeita de acordo envolvendo a nomeação da esposa de Messias como subsecretária de Estado de Turismo do Acre.

Publicidade