terça-feira, 11 novembro 2025

Duarte diz que Lula é responsável pelas condições da BR-364, assim como Bocalom é pelos problemas no transporte público

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O deputado federal Roberto Duarte declarou que a responsabilidade da BR-364 que liga a capital Rio Branco a Cruzeiro do Sul é do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirmou que “não está satisfeito” e que não deixará de criticar as condições da principal rodovia do estado do Acre.

“Eu não posso deixar de criticar as condições da BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. A responsabilidade da BR-364 é do governo federal e do ‘descondenado’ Lula”, declarou Duarte, durante entrevista ao programa Gazeta Entrevista, da Tv Gazeta, nesta segunda-feira, 10.

De acordo com Duarte, as condições da BR-364 hoje são piores do que há quatro ou cinco anos atrás, acrescentando que a culpa não é do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas sim da atual gestão de Lula. “O Bolsonaro agora é página virada, porque quem se elegeu presidente foi o ‘descondenado’ Lula. Então, não tem mais justificativa, não tem o que defender o indefensável”, disse.

“Com todo o respeito, com todo o carinho, com toda a admiração que eu tenho por todos, eu vou criticar a BR-364. E o petista, o esquerdista que quiser falar, fale à vontade. A culpa não é do Bolsonaro, a culpa é de quem está no poder que não bota dinheiro para resolver”, completou o deputado.

Além disso, Duarte afirmou que as falhas existentes no Estado são de responsabilidade do atual governo, bem como da administração municipal de Rio Branco.

“O PT esteve no poder por 20 anos e não resolveu o que tinha que resolver. O próximo governo que entrou, se não resolveu, o problema é do atual governo [Gladson Cameli]. Não é do governo anterior. Não adianta a gente ficar jogando a culpa para os governos anteriores. Não pode olhar no retrovisor. Nós temos que olhar pra frente. A mesma coisa a administração municipal. Não adianta hoje a prefeitura de Rio Branco querer jogar alguma culpa [no governo anterior]”, destacou Roberto.

O parlamentar também citou o exemplo da crise do transporte público na cidade, afirmando que este é “um dos piores momentos do transporte público do município de Rio Branco na história”. Ele lembrou ainda da época em que foi vereador e realizou uma CPI para investigar as empresas que operavam em Rio Branco na época.

“As empresas estavam totalmente irregulares aqui no município de Rio Branco, com documentações erradas e vencidas. Nós provamos isso, e o prefeito, à época, não tomou as providências. O Ministério Público, infelizmente, ficou quieto também. É o que acontece hoje. Infelizmente, toda semana a gente vê ônibus quebrado. A gente viu há uma ou duas semanas atrás um ônibus que arrancou o eixo, colocando em risco a vida dos usuários. E qual foi a providência que a atual gestão tomou?”, questionou o parlamentar.

Ele também mencionou a “caixa preta” do transporte público, citada desde o primeiro mandato do prefeito Tião Bocalom, questionando onde ela estaria e se foi “guardada debaixo do sofá”, frisando que a culpa não é do PT.

“Não adianta dizer que foi o governo do PT que estava lá atrás. Não é culpa do PT. A culpa é deles. O transporte público de Rio Branco é uma verdadeira porcaria. Não adianta a gente fechar os olhos e nem colocar a culpa nas gestões anteriores. Precisamos ter coerência”, concluiu.

Publicidade