O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o trânsito sobre a ponte do Rio Caeté, entre os municípios de Feijó e Tarauacá, foi normalizado na manhã desta quinta-feira, 13, após o aumento repentino do nível das águas durante a madrugada.
Mesmo em obras e interditada para manutenção, a ponte foi liberada de forma controlada por equipes do órgão, que já haviam planejado ações preventivas para situações de emergência como essa. Segundo o DNIT, a medida foi necessária após o represamento das águas do rio durante a madrugada, o que levou à interrupção temporária do tráfego.
Em vídeo divulgado à imprensa, o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, explicou que o órgão já estava preparado para esse tipo de ocorrência, comum neste período do ano.
“O DNIT vem se planejando, porque sabemos que o Rio Caeté costuma ter repiquetes, ele sobe e depois desce. Ontem, por volta das 3h30 da manhã, o nível da água atingiu a lâmina do pontilhão provisório, e o trânsito precisou ser interrompido. Mas às 7h30 da manhã já estávamos passando por cima da ponte principal, que estava em manutenção”, afirmou Araújo.
O superintendente informou ainda que os serviços de recuperação do pilar da ponte do Rio Caeté já foram iniciados e devem seguir durante todo o período de inverno amazônico. A previsão é de que as obras sejam concluídas até abril de 2026, com a liberação total do tráfego.
“A empresa responsável já está no local. Nossa meta é trabalhar durante todo o período de chuvas para concluir a recuperação de um novo pilar. Enquanto isso, continuaremos operando no sistema Pare e Siga, garantindo a segurança e a fluidez do trânsito”, explicou o superintendente.
Araújo também anunciou que o DNIT irá reforçar a estrutura metálica da ponte, aumentando a segurança para a passagem de veículos.
“Já estamos com os estudos prontos para protender as vigas metálicas naquele segmento onde o pilar cedeu. Isso vai reforçar a estrutura e permitir a liberação completa do tráfego sem riscos”, destacou.
O DNIT informou que as equipes de engenharia permanecem no local, monitorando o comportamento do rio e as condições da ponte. O trânsito no trecho está fluindo normalmente desde as 7h30 da manhã, com acompanhamento técnico contínuo.

