Ícone do site Folha do Acre

Comando Vermelho grila fazendas no AC e RO para estocar drogas e lavar dinheiro, diz relatório

Um reportagem divulgada pelo jornal O Globo na terça-feira (11) revela que a organização criminosa Comando Vermelho (CV) é responsavel por grilar fazendas no Acre e Rondônia para estocar carregamentos de drogas que são enviados para outros estados do Brasil.

De acordo com relatório lançado na COP30, em Belém, investigações apontam que o CV já opera cargas ilegais de madeira e droga na Transamazônica, para otimizar a distribuição. No Rio Solimões, pescado é transportado com cocaína para tentar dificultar que a droga seja detectada por cães farejadores da polícia.

O reltório aponta ainda que no interior do Pará, o CV abre garimpos em áreas de difícil acesso, que são desmatadas e viram abrigo para bandidos foragidos. Também há registro de atuação do PCC no chamado narcogarimpo.

O relatório também alerta que as atividades criminosas no Acre e em outros estados amazônicos agravam a crise climática, uma vez que o desmatamento, as queimadas e a contaminação de rios por mercúrio se tornaram parte da estrutura econômica dessas organizações.

“Hoje há mercados criminosos organizados em toda a Amazônia. Os traficantes se ajudam não só nos estados, mas também entre países, são redes transnacionais. Nosso recado nesta COP30 é que a segurança pública é fundamental para haver desenvolvimento sustentável na região”, diz David Marques, gerente de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Sair da versão mobile