Ícone do site Folha do Acre

Com apenas um voto contrário, deputados aprovam criação do Orçamento Climático do Acre

Deputados aprovam criação do Orçamento Climático do Acre/Foto: Sérgio Vale

Os deputados aprovaram na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o Projeto de Lei nº 172/2025, que institui o Orçamento Climático do Estado do Acre, de autoria do governo estadual. A proposta foi assinada pelo governador Gladson Cameli e recebeu 12 votos favoráveis e apenas um voto contrário, dado pelo deputado Emerson Jarude (Novo), na manhã desta quarta-feira, 5.

O projeto, segundo o governo, tem como objetivo integrar a agenda ambiental às decisões orçamentárias, promovendo o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade fiscal climática e a justiça ambiental no estado.

Durante a votação, Jarude voltou a criticar a proposta, classificando-a como “mera estratégia de marketing” sem impacto prático para a população acreana.

“A definição feita pelo governo estadual é mero marketing para chegar na COP30 e dizer ‘olha, nós estamos tomando as providências quanto às questões climáticas’. Esse é o primeiro ponto. O segundo é que é uma mera carta de interesses do governo que não propõe nenhuma ação concreta. Nem onde, nem quando, nem como vão fazer. Então, não vejo sentido algum em um projeto como esse e é por esse motivo que meu voto é contrário”, declarou o parlamentar.

Com a aprovação na Aleac, o projeto segue agora para sanção do governador Gladson Cameli.

Sair da versão mobile