sexta-feira, 7 novembro 2025

Com 84% de floresta preservada, Acre leva protagonismo à COP30 com modelo de governança verde e apoio a comunidades tradicionais

Redação Folha do Acre

O Acre marcará presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), com a apresentação de painéis temáticos que irão destacar o compromisso do estado com a sustentabilidade, conservação e preservação das florestas e a valorização das comunidades tradicionais. O estado se consolida como exemplo de preservação, com 84% de suas florestas intactas e um modelo de govenança verde de referência.

A COP30, promovida pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), é a conferência anual em que quase todos os países do mundo – as “partes” da UNFCCC – se reúnem para negociar e dar seguimento às obrigações internacionais de combate às mudanças climáticas.

A Conferência será realizada, este ano, no Brasil, em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro, no Parque da Cidade. Entre os dias 6 e 7 de novembro, haverá ainda um summit, evento de alto nível entre líderes chefes de estado e governo.

Os debates que o estado acreano leva para o evento vão abordar temas estratégicos: “Povos indígenas do Acre: territórios vivos, soluções climáticas reais”. “O Acre no caminho certo – as experiências de soluções climáticas inovadoras no Acre, Brasil”; “Governança e monitoramento integrado no Estado do Acre”; “Governança verde: modelo acreano de resiliência climática”; “PPCDQ Acre: um modelo de sucesso subnacional para a conservação da Amazônia e o cumprimento das metas climáticas globais”; e “Repartição de benefícios em programas jurisdicionais de REDD+ – experiência do Acre, Brasil”.

O governador do Acre, Gladson Camelí, avalia a realização da COP30 na Amazônia e a participação do estado: “Tem um simbolismo muito forte. É onde o mundo vai olhar de perto o que está em jogo quando falamos sobre mudanças climáticas. O Acre chega a esse encontro com uma trajetória reconhecida de mais de duas décadas de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, conservação ambiental e valorização dos povos da floresta”.

Camelí reforça ainda que a participação na COP30 é uma oportunidade de mostrar que é possível produzir e desenvolver com responsabilidade, fortalecendo economia verde e gerando oportunidades para quem vive na Amazônia. “Vamos contribuir com soluções inovadoras e compromisso com o clima, levando ao mundo a mensagem de que desenvolvimento e preservação podem caminhar juntos”, complementa.

A vice-governadora, Mailza Assis, ressaltou que a participação do Acre na COP30 é uma oportunidade de reafirmar o papel de protagonismo que o estado tem na agenda ambiental.

“Somos pioneiros na implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e para a conservação da floresta, com 84% do nosso território totalmente preservado. Além disso, o Acre tem investido em projetos de reflorestamento e no fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, sempre buscando equilibrar a geração de renda com a proteção ambiental. Queremos mostrar ao mundo que é possível crescer, gerar oportunidades e cuidar da Amazônia ao mesmo tempo.”

 

Publicidade