segunda-feira, 17 novembro 2025

Aos 58 anos, mãe encara Enem e faz prova na mesma sala da filha em Rio Branco

Redação Folha do Acre

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 deve ser marcado por ansiedade, mas também por parceria familiar entre os candidatos. Em Rio Branco, Sarah Girardi, de 20 anos, e a mãe dela, Maria Vanderleia Girardi, de 58, vão fazer as provas na mesma sala.

A jovem tenta uma vaga em Medicina pela segunda vez, enquanto a mãe decidiu se inscrever como forma de incentivo e apoio, mesmo sem poder trocar palavra com a filha durante a avaliação.

Maria, que já coleciona duas formações, conta que a decisão de acompanhar a filha surgiu do desejo de estar perto nesse momento decisivo.

“Eu sou bióloga e advogada. Como sempre gostei do cinema, do teatro, me inscrevi no Enem para, primeiro, dar força para ela porque ela quer um curso bem difícil, que é medicina. E aí, se eu passar, vou fazer artes cênicas, que eu amo a arte”, explicou.

Já Sarah chega ao segundo dia confiante no preparo construído ao longo do ano. Entre aulas online e cursinhos presenciais, ela afirmou ter encontrado a base necessária para enfrentar as provas de Matemática e Ciências da Natureza, que são primordiais para quem quer cursar Medicina.

“A expectativa é boa. Eu me preparei o ano inteiro e agora é manter a calma e fazer o que tem para fazer na prova, porque não acaba por aí. Estou receosa um pouquinho por matemática e um pouquinho por física, mas vai dar certo”, disse a candidata.

Informações G1

Publicidade