Ícone do site Folha do Acre

André Kamai confirma pré-candidatura a deputado federal em 2026

André Kamai/Foto: Arquivo pessoal

Vereador do PT fala sobre alianças e nomes que devem disputar governo, Senado e Assembleia Legislativa

Vereador de Rio Branco e presidente do PT no Acre, André Kamai anunciou, em entrevista ao programa Gazeta Entrevista, que é pré-candidato a deputado federal nas próximas eleições. A declaração foi feita em primeira mão ao apresentador Astério Moreira, durante conversa nesta quinta-feira (27/11) sobre a conjuntura política no Acre.

Considerando o cenário de 2026, o parlamentar destacou que PT, PCdoB e PV já mantêm diálogo avançado com a federação Psol-Rede. Agora, o grupo busca atrair o PSB para a composição. Caso o acordo seja fechado, o médico infectologista Thor Dantas entra na aliança para disputar o governo contra o senador Alan Rick (Republicanos), a vice-governadora Mailza Assis (PP), o prefeito Tião Bocalom (PL) e o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB).

Kamai, que lidera a Executiva Estadual do partido, afirma que é necessário construir uma frente ampla e competitiva. “Jorge Viana é o nosso candidato ao Senado e estamos dialogando com a Rede, que apresentou o nome do professor Inácio Moreira para a disputa. Nós queremos que o Thor Dantas seja candidato pelo PSB e que essa aliança tenha força para disputar o governo.”

Na época da pandemia, Dantas ganhou destaque ao criticar protocolos considerados defasados no estado, alertar para o uso inadequado de medicamentos sem eficácia comprovada e defender tratamentos baseados em evidências científicas.

Na Assembleia Legislativa (Aleac), o PT já confirmou a pré-candidatura de Cesário Braga como principal nome. Braga é ex-presidente da Executiva Estadual da legenda e, atualmente, exerce o cargo de superintendente do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) no Acre, responsável por políticas voltadas à agricultura familiar e reforma agrária.

“A ideia é que a gente construa uma chapa que seja viável e tenha competitividade para tentar duas ou três vagas de deputado estadual. Falta um ano para as eleições. Nós temos tempo, né”, justificou Kamai. Quanto à vice-governadoria, disse que ainda é cedo para definir nomes.

Sair da versão mobile