Associação explica que mudança garante evento maior e melhor estruturado
Em nota, a Associação de Homossexuais do Acre (Ahac) confirmou que a 19ª Parada do Orgulho LGBT+, antes marcada para dezembro, será realizada na capital somente em 17 de maio de 2026. A nova data coincide com o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia e também com o Dia de Valorização, Respeito à Diversidade LGBTQIAPN+ e Combate à LGBTfobia, que foi instituído pela Lei estadual nº 4.158/2023.
A entidade explicou que o adiamento foi necessário “para concluir o processo de regularização administrativa e financeira, que é indispensável à realização de uma produção compatível com a população LGBTQIA+ do Acre”. Os organizadores afirmam ter recuperado condições plenas de gestão para apresentar projetos, captar recursos e organizar atividades de maior porte. Além disso, informou que o governo, a prefeitura e empresas privadas já confirmaram apoio para a próxima edição.
Com esse respaldo institucional, a Parada do Orgulho LGBT+ está sendo planejada com trios elétricos, palco profissional, convidados especiais e infraestrutura reforçada para garantir segurança ao público. “A realização em 2026 reflete planejamento e responsabilidade, visando um evento completo e marcante para a comunidade”, destacou a associação, reafirmando seu compromisso com a diversidade, a cultura, a inclusão social e os direitos humanos.

