Na manhã desta quarta-feira, 16, a Câmara Municipal de Rio Branco sediou uma edição da Tribuna Popular com o tema “52 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI): Desafios e Avanços no Acre”, proposta pelo vereador Aiache.
A Coordenadora Estadual de Imunizações, Renata Quiles, foi uma das convidadas a participar da tribuna e apresentou um panorama positivo sobre o cenário atual.
“Hoje, o cenário que nós temos é o melhor dos últimos dez anos. São as melhores coberturas vacinais, mesmo que ainda abaixo dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde. Mas esse é o nosso movimento: sensibilizar o máximo de pessoas, principalmente aquelas que têm influência sobre a sociedade e que compreendem e defendem a ciência”, destacou Renata.
O propositor da Tribuna, vereador Augusto Aiache, ressaltou a importância da vacinação como um ato de amor e responsabilidade coletiva.
“A vacinação é um ato de amor e de responsabilidade coletiva. Quando nos vacinamos, cuidamos não apenas de nós mesmos, mas de toda a comunidade. É a união entre a ciência, a saúde pública e o compromisso de cada cidadão com o bem comum”, afirmou.
Durante o evento, também foi realizada uma ação de vacinação no prédio da Câmara Municipal, com a aplicação de doses contra sarampo, tétano, febre amarela, difteria e hepatite B, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).