sexta-feira, 10 outubro 2025

Ufac define banca e confirma vestibular de medicina para janeiro de 2026

Redação Folha do Acre

A Universidade Federal do Acre (Ufac) assinou contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para organizar o vestibular do curso de medicina, previsto para janeiro de 2026, que será aplicado em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

A informação foi divulgada na última segunda (6) pela pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno, pelas redes sociais.

Além disso, a definição da banca marca o novo modelo de ingresso de vestibular próprio, que rompe com o formato adotado nos últimos anos, pois o curso de medicina deixará definitivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Segundo Ednaceli, a escolha da instituição traz credibilidade ao processo. As provas serão compostas por questões objetivas e redação, em um formato semelhante ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas a diferença estará no conteúdo.

“As provas vão acontecer em dois domingos de janeiro, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O exame terá questões objetivas, redação e incluirá conteúdos de história e geografia do Acre”, destacou.

Ainda conforme Ednaceli, a contratação do Cebraspe também busca dar qualidade ao processo seletivo. “A Ufac optou por uma banca reconhecida em todo o país, que já responde por concursos e vestibulares de grande porte”, disse.

Especificamente no caso do curso de medicina, o vestibular será:

  • presencial;
  • com a utilização do Bônus Regional; e
  • serão dois dias de provas, previstas para ocorrerem em janeiro de 2026.

No dia 26 de agosto, o Conselho Universitário (Consu) decidiu retirar o curso de medicina do Sisu e criar vestibular próprio a partir de 2026. Na mesma ocasião, o colegiado manteve a política do bônus regional de 15% na nota do Enem para candidatos que cursaram o ensino médio no estado.

Cursos de bacharelado também passaram a ter seleção própria, enquanto as licenciaturas seguem ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Informações G1

Publicidade