O caso de José Pedro, recém-nascido que despertou no próprio velório, gerou grande comoção em Rio Branco e repercutiu em todo o país. O bebê nasceu prematuro, com apenas 23 semanas de gestação, na sexta-feira (24) e foi declarado morto pela equipe médica da Maternidade Bárbara Heliodora. No sábado (25), durante o velório, a tia ouviu o choro do bebê, que foi levado de volta à maternidade.
José Pedro chegou a ser internado em uma UTI Neonatal, mas não resistiu e faleceu na noite de domingo, por volta das 23h. Na tarde desta segunda-feira (27), foi realizado o sepultamento do bebê no Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco, onde familiares deram o último adeus.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), emitiu uma nota de pesar e esclareceu que a equipe responsável pelo atendimento foi devidamente afastada e o caso está sendo minuciosamente investigado.
Ainda muito abalados, os familiares não quiseram gravar entrevistas. O caso também está sendo investigado pela polícia, já que o pai do bebê registrou um boletim de ocorrência Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Decav).
