Ícone do site Folha do Acre

Servidores públicos “invadem” Aleac e cobram apoio dos deputados para pautas da categoria

Servidores públicos cobram apoio dos deputados/Foto: Mirlany Silva/Folha do Acre

Os servidores públicos do Acre realizaram um protesto na manhã desta terça-feira, 28, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), em alusão ao Dia do Servidor Público. Em um ato simbólico, o grupo subiu as escadarias da Aleac cantando “parabéns”, como forma de ironizar a data, marcada por insatisfação e cobrança ao governo.

Durante o ato, os servidores também chamaram os deputados estaduais a se unirem à mobilização, entoando palavras de ordem como “deputados, venham pra luta!”, no Salão do Povo da Marina Silva, localizado na sede do Legislativo acreano.

A manifestação é organizada pela Frente Unida dos Servidores Públicos, que reúne sindicatos das áreas de educação, saúde, segurança pública (polícias civil, militar e penal), fazenda e administração direta. O movimento cobra um posicionamento do governo sobre pautas apresentadas desde o início do ano, que incluem reajuste de auxílios e recomposição salarial.

Servidores públicos cobram apoio dos deputados/Foto: Mirlany Silva/Folha do Acre

Entre as principais reivindicações estão o aumento do auxílio-alimentação, atualmente fixado em R$ 420,00, para R$ 1.000,00; a extensão do auxílio-saúde — hoje restrito apenas aos servidores da saúde — a todos os servidores ativos e inativos; e a revisão geral anual (RGA) referente às perdas inflacionárias de 2023 a 2025, com reajuste linear estimado em cerca de 20%.

Sair da versão mobile