Aiton Oliveira diz que ex-prefeito teve chance de fazer, mas deixou cidade abandonada
A Prefeitura de Rio Branco respondeu às críticas feitas pelo ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) sobre a administração de Tião Bocalom (PL). Na última segunda-feira (6/10), em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-petista questionou promessas não cumpridas e apontou falhas em áreas como transporte, saúde e infraestrutura.
Em nota, o secretário municipal de Comunicação, Ailton Oliveira, afirmou que Marcus tenta dar lições após ter deixado a cidade em situação precária. “Dá até vontade de rir, se não fosse triste ver alguém que teve a chance de fazer e não fez, agora querer dar lição de gestão”, disse. Segundo ele, a capital foi encontrada em 2021 “esburacada, escura, suja, com escolas caindo aos pedaços, postos de saúde destruídos e prédios públicos abandonados”.
Além disso, Oliveira mencionou pendências antigas, como convênios não regularizados. “Tivemos que perder tempo e gastar dinheiro para prestar contas de convênios que eles não faziam desde 2009”, afirmou. Um dos exemplos citados foi o programa Ruas do Povo no bairro Vitória, que previa obras em 58 vias desde 2012. “O Ministério Público e a Caixa nunca receberam”, completou.
Para rebater as críticas, o secretário destacou obras em andamento. “Hoje, Rio Branco está limpa, iluminada e com obras por todos os lados. Entregamos o Elevado Beth Bocalom, estamos finalizando o Viaduto da AABB, acelerando o novo Mercado Elias Mansour e revitalizamos o Restaurante Popular, que eles deixaram abandonado”, disse.
Ele também apontou ações na educação. “Estamos construindo duas novas creches e implantamos programas que mudaram a realidade dos alunos, como o Rio Branco Digital, o Rio Branco Conectado e o Tech Jovem. Nossos jovens hoje usam tablets, aprendem robótica e empreendedorismo, coisas que no tempo deles nem se sonhava”, afirmou.
Na zona rural, o secretário de Comunicação disse que mais de 1.500 quilômetros de ramais foram recuperados, além da construção de pontes e entrega de insumos aos produtores. “O Polo Agroindustrial está em fase avançada e a fábrica de leite de soja, que muita gente zombou, está quase pronta”, declarou.
Ele também mencionou melhorias em espaços públicos. “Revitalizamos os parques Chico Mendes, Horto Florestal e Capitão Ciríaco, que estavam esquecidos. E o Natal de Luz, que eles nunca fizeram, hoje é tradição e enche de alegria o coração do povo”, disse.
Ao encerrar a resposta, o secretário afirmou que a atual gestão está nas ruas, ouvindo a população e trabalhando para melhorar a cidade.
“Enquanto você faz vídeo pra internet, nossa gestão tá aqui com os pés nas ruas, com o povo, fazendo o que precisa ser feito. Você teve sua chance e desperdiçou. A gente não! Rio Branco está de pé, avançando e reconstruindo o que vocês destruíram. Falar é fácil. Difícil é fazer. E é fazendo que a gente segue”, concluiu.