Ícone do site Folha do Acre

Rio Branco tem abastecimento de água reduzido após fortes chuvas e presença de sedimentos nos mananciais

O abastecimento de água em Rio Branco foi reduzido nesta segunda-feira, 13, devido ao acúmulo de lama, lodo e balseiros provocado pelas fortes chuvas registradas no fim de semana, conforme informou o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

De acordo com o órgão, o fornecimento não foi interrompido, mas está operando com 92% da capacidade total. A medida foi adotada como precaução, já que o aumento da turbidez da água exigiu ajustes na produção para garantir a qualidade do abastecimento.

“Estamos empenhados em restabelecer a normalidade da distribuição o mais rápido possível, buscando minimizar os impactos para a população”, destacou o Saerb em nota oficial.

A Estação de Tratamento de Água (ETA 1), responsável por cerca de 40% da captação da capital, está operando com vazão de 500 litros por segundo — abaixo da capacidade normal de 600 litros. Já a ETA 2, que abastece aproximadamente 60% da cidade, reduziu a vazão de 1.000 para 950 litros por segundo.

O Saerb reforçou que o período chuvoso é naturalmente acompanhado pelo aumento de sedimentos nos mananciais, o que torna necessário o ajuste temporário do sistema de tratamento.

Nota do Saerb

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informa que, devido ao aumento da turbidez da água causado por sedimentos como lama e balseiros, a produção de água foi temporariamente ajustada para garantir a qualidade do abastecimento.

Ressaltamos que o fornecimento de água não foi interrompido, apenas está operando com vazão reduzida. Atualmente, a ETA 1 está com vazão de 500 litros por segundo (normalmente 600 l/s), e a ETA 2 com 950 litros por segundo (normalmente 1.000 l/s).

Apesar da turbidez, estamos operando com 92% da capacidade do sistema, o que demonstra o esforço das equipes para manter o abastecimento regular durante o período de chuvas, que ocorre todos os anos e provoca aumento do volume de sedimentos nos mananciais.

Sair da versão mobile