quinta-feira, 16 outubro 2025

Professores realizam manifestação em frente à Aleac e cobram devolução de 10% retirados do PCCR

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Em alusão ao Dia do Professor, comemorado nesta quarta-feira, 15, trabalhadores da Educação realizam uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O ato tem como principal reivindicação a devolução dos 10% retirados da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, em abril de 2022, quando o percentual passou de 10% para 7%.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, o movimento busca chamar a atenção do governo estadual para o que os professores consideram uma injustiça.

“As perdas variam de R$ 500 a quase R$ 2 mil para servidores e professores, mestres da qualidade do ensino. Isso teve um reflexo imenso na educação”, afirmou Rosana.

Rosana diz que movimento busca chamar a atenção do governo estadual para o que os professores consideram uma injustiça/Foto: Mirlany Silva/Folha do Acre

A sindicalista reforçou que o pleito da categoria é uma questão de justiça e cobrou do governo a reformulação do PCCR, com a equiparação salarial e a devolução do percentual retirado.

“O Estado tem dinheiro e responsabilidade fiscal. Essa retirada de 0,04% não foi uma técnica”, destacou Rosana.

Servidores da Educação protestam em frente à Aleac/Foto: Mirlany Silva/Folha do Acre

Segundo Rosana, o Sinteac pretende deliberar novos encaminhamentos a partir da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve incluir a reformulação do PCCR e a retomada da tabela original.

“A votação do orçamento precisa garantir essa correção. Caso não haja retorno da tabela ou aprovação da reformulação, vamos deliberar sobre novas mobilizações. Não aceitaremos continuar com essa injustiça”, concluiu.

Publicidade