segunda-feira, 13 outubro 2025

Prefeitura inicia projeto habitacional e promete retirar famílias de área insalubre no Papouco

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, afirmou nesta segunda-feira, 13, em suas redes sociais, que a prefeitura dará início ao projeto habitacional que prevê a retirada de famílias da região do Papouco, na zona central da cidade, considerada insalubre e de alta criminalidade.

De acordo com João Marcos, a iniciativa faz parte de um esforço do prefeito Tião Bocalom para investir em moradias dignas, com a construção das chamadas “mil e uma dignidades”. “Primeiro, é muito importante lembrar que o prefeito Tião Bocalom foi o único que teve a coragem de fazer investimento habitacional na cidade de Rio Branco. Em breve, essas moradias sairão do papel”, destacou o secretário.

O secretário detalhou que a região do Papouco, que vai do Cristo Redentor até o Instituto São José, enfrenta graves problemas estruturais e sociais, incluindo áreas desbarrancadas, imóveis condenados pela Defesa Civil, exploração infantil, crimes contra idosos e tráfico de drogas. “Crianças, idosos, seres humanos vivendo nessas condições não podem continuar aqui. Precisamos resgatar nossos irmãos e levá-los para um lugar digno”, disse.

Segundo João Marcos, a decisão de iniciar o projeto habitacional já conta com um relatório técnico da equipe da prefeitura e será implementada nos próximos dias. Ele ressaltou ainda que a criminalidade na região do Papouco afeta não apenas a comunidade local, mas também áreas vizinhas, como o centro da cidade e a região do Bosque.

O secretário reforçou que a ação é uma prioridade da gestão municipal. “É um problema sério, antigo e grave, que temos que resolver e vamos resolver, se Deus quiser”, concluiu.

Publicidade