Ícone do site Folha do Acre

Prefeito Bocalom anula promoções de mais de 270 servidores públicos

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anulou as promoções funcionais de mais de 270 servidores municipais após a Procuradoria Jurídica do Município identificar inconsistências nos processos que concederam os benefícios. A decisão, que tem efeito imediato, foi publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Estado, por meio da Portaria nº 333/2025.

De acordo com o documento, as inconsistências foram identificadas durante análise conduzida pela Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, com parecer favorável à anulação emitido pela Procuradoria Geral do Município (PGM). As irregularidades estariam relacionadas ao descumprimento dos critérios legais previstos no artigo 9º, parágrafo 2º, da Lei Complementar nº 140/2022, alterada pela Lei Complementar nº 206/2022, que regulamenta as promoções dentro do funcionalismo público municipal.

A medida tem como base o princípio da autotutela administrativa, que permite à administração pública revisar ou anular seus próprios atos quando há vícios ou descumprimento de normas legais.

O texto da portaria determina que todas as promoções listadas no anexo da publicação ficam sem efeito, e que o cumprimento do cancelamento deve ser imediato.

A Prefeitura de Rio Branco ainda não divulgou detalhes sobre os cargos e secretarias afetadas pela decisão, nem se haverá nova análise dos processos ou abertura de procedimento para regularização dos casos.

Veja abaixo os nomes dos servidores que tiveram promoções anuladas.

Sair da versão mobile