O foragido da Justiça Lucas Walifer Wanderley da Cunha, de 29 anos, foi preso na noite da última segunda-feira (20) por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por crimes de homicídio tentado.
O mandado de prisão foi expedido pela 1º Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco.
Lucas foi preso na Rua 15, no bairro Belo Jardim 1, no Segundo Distrito da capital, enquanto transitava em uma bicicleta. Ao perceber a presença dos agentes, o foragido tentou fugir, mas foi alcançado e detido.
As investigações da Polícia Civil revelaram que Lucas tentou matar duas pessoas com arma de fogo. A primeira vítima foi Matheus dos Reis Fernandes, de 34 anos. O crime aconteceu em julho de 2022, na Rua João Paulo, no bairro Belo Jardim.
Segundo informações de familiares na época, Matheus chegou do trabalho e a esposa pediu para ele ir comprar cigarros, poucos minutos após, vizinhos informaram que ele teria sido baleado e estava caído ao chão.
O SAMU foi acionado para socorrer a vítima e informou que o tiro pegou do lado da bochecha e saiu no outro ocasionando a quebra de alguns dentes. O estado de saúde de Matheus foi considerado estável sem risco de vida.
A segunda vítima foi Cleberson Silva do Nascimento, de 41 anos. As investigações revelaram que Lucas, na companhia de outras 9 pessoas, invadiu um posto de lavagens, localizado no bairro Santa Inês, e efetuou vários disparos contra Cleberson. O crime aconteceu em novembro de 2022, a vítima conseguiu correr e escapar de ser assassinado.
Lucas Walifer foi condenado há 18 anos e cinco meses pelo crime de homicídio tentado, na audiência de instrução e julgamento que aconteceu em 2024, o acusado pediu para ir ao banheiro e conseguiu fugir do fórum, desde então, Lucas era considerado foragido da justiça.
Após sua captura, ele foi conduzido para a Delegacia Central de Flagrantes (Defla), ficando à disposição da Justiça.