O Acre deve ser atingido nesta terça-feira, 7 de outubro, pela vigésima onda polar de 2025, que traz consigo a 12ª friagem do ano. O fenômeno marca o fim de um fim de semana de calor intenso — com temperaturas que chegaram a 36,1ºC em Assis Brasil e 35,9ºC em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia — e promete provocar chuvas fortes, ventanias e queda nas temperaturas em boa parte do estado.
Segundo os meteorologistas, as chuvas começam ainda na manhã desta terça-feira, especialmente nas regiões leste e sul do Acre, abrangendo cidades como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Há alta probabilidade de temporais com raios, ventos fortes e até eventual queda de granizo. Durante a tarde e início da noite, as instabilidades se deslocam para o centro do estado e o vale do Juruá, onde também poderão ocorrer fortes pancadas de chuva.
Na quarta, 8, e quinta-feira, 9, as temperaturas mínimas devem variar entre 17°C e 19°C em Rio Branco e Brasileia, além de Boca do Acre, no sul do Amazonas. Já no vale do Juruá, a friagem chega de forma mais amena, com mínimas entre 20°C e 22°C e máximas abaixo de 28°C durante a tarde.
Apesar de ser considerada uma friagem fraca, o fenômeno será suficiente para derrubar significativamente as temperaturas, proporcionando noites mais agradáveis após dias de calor extremo. Os ventos de sudeste devem começar a soprar já pela manhã desta terça, com rajadas que podem ultrapassar 50 km/h em alguns pontos.
O tempo ameno deve permanecer até sexta-feira, 10, quando o calor volta gradualmente ao estado. As autoridades alertam para a possibilidade de transtornos causados pelas chuvas intensas, como alagamentos, transbordamentos de igarapés, queda de árvores e danos em edificações, além do risco de descargas elétricas.