sexta-feira, 10 outubro 2025

Michelle defende prioridade para o PCCR da Saúde e alerta: “Estamos falando da qualidade da saúde pública do Acre”

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada estadual Michelle Melo destacou a importância da conclusão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da Saúde, ressaltando que a medida não trata apenas de valorização dos servidores, mas também da melhoria da qualidade do atendimento público prestado à população acreana.

“Entendam que o PCCR da Saúde não fala só de servidores, mas da qualidade da saúde pública do estado do Acre. Todos os acreanos dependem do Sistema Único de Saúde. Não há hospitais privados capazes de atender, por exemplo, acidentes graves com múltiplas vítimas. O único local que comporta esse tipo de situação é o Pronto Socorro de Rio Branco, que pertence a todos nós”, afirmou Melo.

Michelle Melo frisou que a valorização dos profissionais da saúde e a reestruturação das carreiras são fundamentais para garantir o bom funcionamento do sistema público. Segundo ela, há servidores aguardando há anos a aposentadoria, e é preciso abrir novas vagas e realizar concursos para reduzir a quantidade de profissionais contratados de forma provisória.

“Precisamos que o PCCR seja implementado para termos mais especialistas e servidores efetivos. Não estamos falando apenas de valores, mas da qualidade da saúde pública do Acre, que afeta 100% da população”, destacou a parlamentar.

A deputada também reconheceu o empenho da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e dos sindicatos da categoria, mas criticou a lentidão de outras instâncias do governo na condução do processo.

“Há uma boa vontade da Sesacre e dos sindicatos em fazer o plano avançar, mas falta uma vontade prioritária do governo em articular para que o PCCR e seu impacto financeiro fiquem prontos. Algumas instituições estão pisando no freio, e precisamos que coloquem o pé no acelerador”, disse a deputada.

Michelle Melo agradeceu ainda à secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes, por se comprometer em disponibilizar aos servidores a versão atualizada do plano, com todas as alterações realizadas. A deputada também declarou apoio à iniciativa do deputado Adailton Cruz, que busca articular junto à Secretaria de Articulação Política do governo uma solução definitiva para o impasse.

“Vamos unir forças para que o governo priorize o PCCR da Saúde, porque essa prioridade significa garantir a qualidade da saúde que o povo acreano merece”, concluiu.

Publicidade