Ícone do site Folha do Acre

Lula e Marina Silva estão entre os 100 latinos mais influentes na luta contra a crise climática, segundo Fundação Sachamama

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram incluídos na lista dos 100 latinos mais comprometidos com a ação climática de 2025, divulgada pela Fundação Sachamama, dos Estados Unidos. O reconhecimento destaca personalidades que têm se dedicado à promoção da sustentabilidade e ao enfrentamento da crise climática em nível global.

A seleção é dividida em seis categorias: Ativismo, Comunicação, Direitos Ambientais, Políticas Sustentáveis, Ciência e Impacto Corporativo. Neste ano, nove brasileiros figuram entre os nomes de destaque. Além de Lula e Marina, também estão na lista a ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara, o diretor da The Nature Conservancy (TNC Brasil) José Otávio Passos, a presidente do Instituto Talanoa Natalie Understell, a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL/MG), a ativista Priscila Tapajowara, a ecóloga do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) Ludmilla Rattis e a CEO do Instituto Arapyaú Renata Piazzon.

Na categoria Políticas Sustentáveis, estão o presidente Lula, Marina Silva, Sonia Guajajara, José Otávio Passos e Natalie Understell. Já em Ativismo, foi reconhecida Célia Xakriabá; em Comunicação, Priscila Tapajowara; em Ciência, Ludmilla Rattis; e em Impacto Corporativo, Renata Piazzon.

De acordo com a Fundação Sachamama, o objetivo da lista é fortalecer a voz dos povos latino-americanos no movimento pelo clima, reconhecendo lideranças que se destacam por sua atuação incansável na defesa do meio ambiente e na promoção de um futuro mais sustentável.

O ranking, elaborado em parceria com a agência de notícias EFE, reúne líderes de mais de 20 países e já alcançou mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo com suas iniciativas e mensagens voltadas para a construção de um planeta mais justo e equilibrado.

Sair da versão mobile