quinta-feira, 2 outubro 2025

Lula diz que isenção do IR até R$ 5 mil “corrige uma grande injustiça com os trabalhadores brasileiros”

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a aprovação da isenção do imposto de renda “corrige uma grande injustiça com trabalhadoras e trabalhadores brasileiros”.

“A aprovação da isenção do imposto de renda, por unanimidade na Câmara dos Deputados, corrige uma grande injustiça com trabalhadoras e trabalhadores brasileiros”, escreveu Lula na plataforma X.

De acordo com o presidente, entre 2016 e 2022, a faixa de isenção não teve nenhum reajuste. “Ano a ano, milhões de brasileiros passaram a pagar cada vez mais imposto de renda sem ter ganho real em seu salário, pois o salário mínimo também ficou congelado”, disse.

“Uma injustiça que combatemos desde o primeiro ano de nosso governo. Desde 2023, já reajustamos a tabela três vezes. E agora, vamos garantir isenção para quem recebe até R$ 5 mil a partir de 2026”, continuou o presidente.

Lula também afirmou que o projeto aprovado na última quarta-feira, 2, “beneficia 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, que vão passar a ser isentos. E mais 5 milhões, que vão pagar menos imposto. Elas vão se somar a outras 10 milhões de pessoas que já pararam de pagar IR com os reajustes que fizemos desde 2023”, além de destacar que “pessoas muito ricas vai passar a contribuir com o mínimo”, chamando-o de “justiça tributária”.

A isenção obteve 493 votos favoráveis. Com a aprovação, a medida agora vai para a análise do Senado Federal, e se aprovado, o texto precisa ser sancionado pelo presidente do país ainda este ano para ter validade em 2026.

Publicidade