sexta-feira, 24 outubro 2025

Lula afirma que houve equívoco nas taxações ao Brasil e se diz aberto a negociar com os EUA

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que houve equívoco nas taxações aplicadas ao Brasil e que o país está à disposição para negociar diretamente com os Estados Unidos sobre questões comerciais e diplomáticas. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, nesta sexta-feira, 24.

“Todo mundo sabe que eu dizia que, quando o presidente Trump quiser conversar, o Brasil está à disposição para sentar e negociar. Tenho todo o interesse em ter essa reunião, defender os interesses do Brasil e mostrar que houve equívoco nas taxações aplicadas ao nosso país. Quero provar isso com números”, declarou Lula.

O presidente também mencionou a necessidade de discutir punições aplicadas a ministros brasileiros da Suprema Conta, afirmando que não há explicação clara para as medidas. Lula ressaltou acreditar na negociação e no diálogo humano como caminhos para retomar uma relação civilizatória com os Estados Unidos, destacando a importância de que ambos os países — as duas maiores democracias do Ocidente — demonstrem harmonia ao mundo.

“Temos que mostrar à humanidade uma perspectiva objetiva de melhoria de vida para os povos que representamos. Uma coisa que já temos são os laços humanos; não há por que não continuar tendo essa relação. O nosso interesse é tentar contribuir para que as coisas terminem da melhor forma possível, que ganhe o Brasil, que ganhe os Estados Unidos, mas sobretudo que ganhe o povo brasileiro e o povo americano”, acrescentou o presidente.

Publicidade