quarta-feira, 22 outubro 2025

Joabe Lira: o erro político de quem confunde lealdade com submissão

Coluna da Gina Menezes

Sem rumo

O presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Joabe Lira, não consegue se entender nem com o vice-presidente da Casa, Leôncio Castro. A Câmara virou um barco à deriva e o capitão parece ter perdido o mapa político. Aliás, ele não perdeu. Ele nunca teve.

Só quer saber do prefeito

Joabe Lira esqueceu que não é mais secretário municipal. Joabe confunde liderança com bajulação. Passa mais tempo aplaudindo o prefeito Tião Bocalom do que articulando pela própria gestão.

Leôncio Castro

Joabe Lira ouviu ‘poucas e boas’ do vice-presidente da Câmara, Leôncio Castro. Leôncio não é de aguentar calado os desaforos recebidos.

Felipe Tchê e Joabe Lira

A gestão Joabe Lira e Felipe Tchê, os que assinam o cheque, tem colecionado vereadores descontentes que os acusam de pagar a peso de ouro o apoio de um veículo de imprensa local para blindar a presidência sem se preocupar com os demais parlamentares.

Vai sair caro

A falta de gestão de Joabe, somada à inexperiência com uma boa dose de arrogância, levará a presidência ao fundo do poço e às capas dos jornais.

Jonathan Santiago x Joabe Lira

Para quem não sabe, Joabe Lira conseguiu tirar do sério até o então articulador da Prefeitura de Rio Branco, Jonathan Santiago, que é um homem talhado na diplomacia.

Aprenda com Nicolau, Joabe!

Enquanto Nicolau Júnior dá aula de articulação e diálogo, Joabe coleciona desentendimentos e críticas até dos aliados.

Um puxadinho da prefeitura

Aconteceu na Câmara de Vereadores exatamente o que a mídia alertava, que Joabe transformasse o Legislativo em um puxadinho da prefeitura. O problema é que espelho não governa céu, só reflete.

Equação política

Quem não constrói alianças vira refém das próprias vaidades. E na política, quem não soma é subtraído.

Mais um empréstimo aprovado

Os deputados aprovaram na manhã de terça-feira (21) mais dois pedidos de empréstimos do governo na ordem de R$ 280 milhões. Só quem votou contra foi Edvaldo Magalhães e Emerson Jarude.

MDB

O MDB segue sendo cortejado por Alan Rick e por Mailza Assis. Tudo indica que o governo, que tem capital, levará a melhor.

Bom dia a todos

 

Publicidade